Energia ecológica !




ENERGIA ECOLÓGICA



A energia é essencial para o desenvolvimento económico, enquanto aumenta o conforto, melhora as condições de vida, facilita os transportes e incrementa a qualidade do ambiente de trabalho.

A civilização industrial baseia-se, sobretudo, na utilização crescente e maciça de energia. Para o desenvolvimento futuro desta civilização torna-se cada vez mais crucial averiguarmos se os riscos e danos, sempre maiores, que resultam da produção e do consumo de energia excedem as vantagens que esperamos obter a longo termo, ou seja, uma qualidade de vida melhor para todos os habitantes do planeta.
Os danos que a produção e o consumo de energia causam ao ambiente, à vida e à saúde humana, para demonstrar a amplitude do problema, podem ser classificados sob vários títulos: desde os acidentes, à poluição da água, desde as emissões radioactivas, à poluição do ar e ao agravamento do efeito-estufa sobre o clima do globo.

O agravamento do efeito-estufa:
Problema que, desde há algumas décadas, veio resultar em fortes alterações climáticas, provocadas pela acumulação de “gases de estufa” na atmosfera, que absorvem os raios infra-vermelhos emitidos pela terra os quais, por seu lado, aquecem a atmosfera. Estas emissões provocadas por actividades humanas contribuem consideravelmente para a concentração atmosférica e, consequentemente, para a expectativa de uma acumulação de “gases de estufa”: o CO2, (dióxido de carbono), o CH4 (metano), os CFC (clorofluorcarbonos) e o N2O (óxido nitroso)
Calcula-se que, devido às actividades humanas, a produção e utilização de combustíveis fósseis (como o carvão, os óleos e o gás natural) participem anualmente em cerca de dois terços para o efeito-estufa suplementar.

Há três outros problemas interligados, se não especificamente com a energia, então com os métodos da sua produção e utilização:
- a interferência com a Terra e a destruição dos lugares naturais, ainda
intactos;
- a destruição da camada de ozono pelos clorofluorcarbonos (CFCs) na
refrigeração, no condicionamento de ar, etc.;
- os acidentes de cargas e pessoas em transportes rodoviários.




Como exercer controlo sobre o Consumo de Energia?
Para satisfazer esta exigência específica, devemos procurar uma solução óptima e um leque de critérios que melhore a eficiência do consumo de energia, através de um número de medidas orientadas.
Para a respectiva implementação existe mais do que um caminho:
por exemplo, na renovação de construções existentes, deve proceder-se AO ISOLAMENTO TÉRMICO DAS SUAS ENVOLVENTES e ao melhoramento dos sistemas de aquecimento de edifícios, à instalação de lâmpadas de baixo consumo, à modernização dos processos industriais e à manutenção e melhoramento dos sistemas de transporte.

---
O petróleo e o gás natural são combustíveis demasiadamente preciosos para serem desperdiçados. Casas de habitação mal isoladas obrigam a um aquecimento muito mais intensivo. Este não significa apenas uma despesa familiar acrescida, como também uma carga de CO2. nociva para o clima local.
Muito pelo contrário, isolar correctamente todos os edifícios antigos poderia diminuir as emissões de CO2 de habitações privadas em 50%.
Fazemos esforços permanentes para melhorar os produtos e os sistemas de isolamento, por muito que já façamos uso eficiente dos recursos da Terra e poupemos, deste modo, energia. (
http://www.dryvit.pt/energiaecologica.htm )

No comments:

Post a Comment